PEDRA NOS RINS - CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO
top of page

PEDRA NOS RINS - CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO


A pedra nos rins, também chamada de cálculo renal, é uma massa semelhante a pedras que podem-se formar em qualquer local do sistema urinário. Geralmente, a pedra nos rins é eliminada através da urina, sem causar sintomas, mas em alguns casos pode ficar presa nos canais da urina, gerando dor intensa e sangue na urina.


O tratamento é feito, geralmente, com ingestão de líquidos e ingestão de remédios, podendo nos casos mais graves ser necessária a realização de cirurgia.


🔴 Sintomas de pedra nos rins


Os sintomas de pedra nos rins podem ser:

✅ Dor muito intensa no fundo das costas;

✅ Queimação ao urinar;

✅ Urina escura ou com sangue;

✅ Náuseas e vômitos;

✅ Febre e calafrios;


Em alguns casos, os indivíduos podem, ainda, apresentar falta de urina, se a pedra obstruir o seu canal de passagem.


🔵 Tratamento para pedra nos rins


O tratamento para pedra nos rins é, geralmente, feito em casa e inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios indicados pelo médico, como analgésicos ou antiespasmódicos, como Paracetamol ou Buscopan.


Além disso, quem tem pedra nos rins deve também ter cuidados com a alimentação, evitando o sal e bebendo um copo de suco de laranja todos os dias, por exemplo.


Em alguns casos, os pacientes podem optar pela cirurgia a laser para pedra nos rins, que consegue eliminar pedras até 5 mm, prevenindo que fiquem presas e provoquem dor. Porém, nos casos mais graves, pode ser indicado o internamento do paciente para fazer injeções de remédios analgésicos, como Tramadol, ou realizar cirurgia para pedra nos rins.


🔵 Causas das pedras nos rins


As causas das pedras nos rins, também conhecidas como cálculos renais, podem estar relacionadas a pouca ingestão de líquidos, alimentação, fator genético e pode ser agravada devido algumas doenças. Assim, algumas das causas das pedras nos rins incluem:

✅Cálculo renal de cálcio: de origem hereditária e deve ser tratado com uma alimentação com baixo teor de sódio e de proteínas, e recomenda-se tomar diuréticos. O tratamento pode ser feito através da diminuição do consumo de alimentos ricos em oxalato e em gorduras, toma de um suplemento de cálcio para facilitar a fixação do oxalato no intestino.


✅ Cálculo renal de ácido úrico: pode ser causado pelo consumo excessivo de alimentos ricos em proteínas que geram aumento do ácido úrico na corrente sanguínea. Neste caso o tratamento pode ser feito com a toma de alopurinol e com uma dieta com baixo teor de purina.


✅ Cálculo renal de cistina: de origem hereditária, pode ser tratado com quantidades macicas de líquidos, álcalis e D-penicilamina, quando necessário.


✅ Cálculo renal de estruvita: pode ser causado devido a uma complicação de uma infecção no sistema urinário. Seu tratamento pode ser feito através da toma de antibióticos e cirurgia para retirada dos cálculos, pois tendem a ser grandes.


Ao realizar os exames que diagnosticam o cálculo renal o médico poderá identificar qual tipo de cálculo que o indivíduo possui, fazendo uma análise à sua composição, e assim indicar o melhor tratamento. Para todos os tipos de pedra nos rins, o principal tratamento recomendado é a ingestão de aproximadamente 3 litros de água por dia e muito repouso, pois nem sempre é necessário o internamento hospitalar, pois as pedras podem ser naturalmente expelidas pelo organismo.


Além disso, as pedras nos rins também podem ser causadas por doenças raras como a Hiperoxalúria primária ou secundária, por exemplo. Estas doenças promovem um acumulo de Oxalato no corpo devido a deficiências em algumas enzimas que iriam digerir este composto, acabando assim por sobrecarregar os rins, o que conduz ao surgimento de pedras. Estas doenças podem ser tratadas com suplementos probióticos contendo a bactéria viva Oxalobacter formigenes, que produz energia através do consumo de Oxalato, sendo por isso muito eficaz na sua eliminação.

76 visualizações0 comentário
bottom of page