Após um ano de interrupção de algumas das suas atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19, a popular Festa do Morro retorna às ruas do Recife. Em coletiva de imprensa realizada no Santuário Nossa Senhora da Conceição do Morro, foi anunciada a programação da festividade, que completa 117 anos em 2021.

A festa terá início com uma carreata de abertura no dia 28 de novembro, com concentração às 17h e saída às 18h do Parque Urbano da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, em direção ao santuário. Para o encerramento, no dia 8 de dezembro, uma nova carreata sai da Prefeitura do Recife, às 16h, com destino à Praça do Morro da Conceição. A cerimônia será presidida por Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife. 


Graças à flexibilização no plano de convivência do Governo do Estado, outras ações retornam à festa dedicada à Imaculada Conceição. As novidades, além das procissões de abertura e encerramento, são as missas campais, no dia 8, é uma estrutura de confessionários montada na área externa do santuário. Os atendimentos serão realizados das 06h às 21h, ao longo das comemorações.

“Estamos seguindo totalmente as orientação da Secretaria de Saúde. Pedimos que as pessoas usem máscara, mantenham o distanciamento e higienizem sempre as mãos com álcool”, afirmou o padre Pedro Luís, reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição. Segundo o religioso, o acesso à imagem da santa de mais de 3 metros de altura, localizado na área externa do templo, será mantido o mesmo protocolo adotado ano passado. 

“Teremos o controle dos portões. As pessoas vão entrar e terão um período máximo para permanecer no local, com toda uma equipe de seguranças e voluntários orientando essas visitas”, assegurou. As velas que os fiéis costumam acender próximo à estátua deverão ser entregues aos voluntários, que farão a higienização do objeto e posterior acendimento. 

O santuário poderá receber, simultaneamente, até 800 pessoas por celebração. A expectativa da organização é receber, ao longo dos 11 dias de comemoração, cerca de 800 mil pessoas. As missas campais terão uma hora de duração, com intervalos de duas horas entre uma e outra celebração. 

Diferente de anos anteriores, a programação não conta com apresentações musicais e serviços sociais, visando diminuir a aglomeração de pessoas durante o evento. A Polícia Militar prepara um efetivo policial diário de 60 agentes. Com um reforço no encerramento, serão 142 policiais em atividade no dia 8 de dezembro. Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) também atuaram na segurança e prevenção de acidentes. 

Uma equipe de 840 voluntários católicos atuará no acolhimento e na orientação do público presente. As celebrações religiosas também poderão ser conferidas de forma virtual, através no canal no YouTube do Santuário Morro da Conceição. Inspirada na carta encíclica escrita pelo Papa Francisco, a 117ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro traz como o tema “Aos pés da Imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos”, e o lema “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe”. 

1 visualização