ūüď• PREFEITA DE CAMARAGIBE FALA SOBRE ADIAMENTO DAS ELEI√á√ēES E OPTA PELA MANUTEN√á√ÉO DO PLEITO

ūüď• PREFEITA DE CAMARAGIBE ENTRA NO DEBATE SOBRE ADIAMENTO DAS ELEI√á√ēES E OPTA PELA MANUTEN√á√ÉO DO PLEITO EM OUTUBRO

Deputados Federais e prefeitos vem divergindo diante das discuss√Ķes em torno da Proposta de Emenda √† Constitui√ß√£o (PEC) que transfere a data das elei√ß√Ķes municipais deste ano, antes previstas para 4 e 25 de outubro, para os dias 15 e 29 de novembro. Aprovado no Senado na √ļltima semana, o texto tem sofrido resist√™ncia de alguns parlamentares e precisa receber o aval de 308 desses, em dois turnos de vota√ß√£o para ser promulgado, qu√≥rum que tem se mostrado dif√≠cil de alcan√ßar.

Na √ļltima semana o Presidente da C√Ęmara Rodrigo Maia, que √© a favor da aprova√ß√£o do projeto do Senado, fez duras cr√≠ticas aos prefeitos que pedem a manuten√ß√£o da data da elei√ß√£o. ‚Äú√Č interessante a press√£o de prefeitos por recursos porque a pandemia atinge os munic√≠pios com alto n√ļmero de infectados, (porque) a economia est√° caindo e, ao mesmo tempo, uma press√£o pelo n√£o adiamento. Se n√£o precisa adiar a elei√ß√£o, √© porque n√£o tem mais crise nos munic√≠pios‚ÄĚ, disparou.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Frederico Neves, defende o adiamento do pleito, medida que √© apoiada tamb√©m pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Lu√≠s Roberto Barroso. ‚ÄúEsta pandemia da covid-19 p√Ķe a nu uma realidade inelimin√°vel, qual seja: a sa√ļde e a vida das pessoas devem se sobrepor a qualquer outro interesse. Por isso, apesar de indesej√°vel, a mudan√ßa do calend√°rio eleitoral mostra-se inevit√°vel, para permitir que se ofere√ßa ao eleitor toda a seguran√ßa para o exerc√≠cio do voto‚ÄĚ, ponderou Neves.

PREFEITOS TAMB√ČM DIVERGEM

O prefeito Jos√© Patriota (PSB), de Afogados da Ingazeira e presidente da Associa√ß√£o Municipalista de Pernambuco (Amupe), deseja que crit√©rios cient√≠ficos sejam usados para definir o momento correto de se fazer a escolha de novos prefeitos e vereadores. ‚ÄúAcabamos de fazer uma reuni√£o nacional (com a CNM) e a posi√ß√£o dos prefeitos √© t√©cnica. A gente abre m√£o de datas, mas queremos discutir as condi√ß√Ķes sanit√°rias para a realiza√ß√£o de elei√ß√Ķes. Quando houver uma vacina que d√™ seguran√ßa √† vida do povo, a gente faz. Todos os grandes eventos mundiais que geram aglomera√ß√£o foram adiados, ent√£o entendemos que as vota√ß√Ķes n√£o deveriam ser feitas esse ano. Eles (os parlamentares) chutam que em novembro ser√° poss√≠vel fazer isso, mas e se n√£o for? V√£o fazer outra Emenda Constitucional?.

PREFEITA DE CAMARAGIBE

A prefeita Nadegi Queiroz classifica como ‚Äúaltamente inapropriada‚ÄĚ a realiza√ß√£o de elei√ß√Ķes em meio a uma pandemia. ‚ÄúEles falam em elei√ß√Ķes quando a maioria dos prefeitos t√™m mais de 60 anos e est√£o no grupo de risco para o coronav√≠rus. Est√£o tirando dessas pessoas o direito de concorrer‚ÄĚ, pontuou. A prefeita diz, no entanto, que entre a data atual e a nova, proposta pelo Senado, prefere que o pleito ocorra em outubro. ‚ÄúEsse adiamento n√£o tem nenhuma express√£o do ponto de vista eleitoral. As pessoas est√£o morrendo e o Congresso est√° se lixando para a ci√™ncia. Se v√£o manter a elei√ß√£o, que seja em 4 de outubro‚ÄĚ, cravou.

45 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio