ūüď• PREFEITA DE CAMARAGIBE FALA SOBRE ADIAMENTO DAS ELEI√á√ēES E OPTA PELA MANUTEN√á√ÉO DO PLEITO

ūüď• PREFEITA DE CAMARAGIBE ENTRA NO DEBATE SOBRE ADIAMENTO DAS ELEI√á√ēES E OPTA PELA MANUTEN√á√ÉO DO PLEITO EM OUTUBRO

Deputados Federais e prefeitos vem divergindo diante das discuss√Ķes em torno da Proposta de Emenda √† Constitui√ß√£o (PEC) que transfere a data das elei√ß√Ķes municipais deste ano, antes previstas para 4 e 25 de outubro, para os dias 15 e 29 de novembro. Aprovado no Senado na √ļltima semana, o texto tem sofrido resist√™ncia de alguns parlamentares e precisa receber o aval de 308 desses, em dois turnos de vota√ß√£o para ser promulgado, qu√≥rum que tem se mostrado dif√≠cil de alcan√ßar.

Na √ļltima semana o Presidente da C√Ęmara Rodrigo Maia, que √© a favor da aprova√ß√£o do projeto do Senado, fez duras cr√≠ticas aos prefeitos que pedem a manuten√ß√£o da data da elei√ß√£o. ‚Äú√Č interessante a press√£o de prefeitos por recursos porque a pandemia atinge os munic√≠pios com alto n√ļmero de infectados, (porque) a economia est√° caindo e, ao mesmo tempo, uma press√£o pelo n√£o adiamento. Se n√£o precisa adiar a elei√ß√£o, √© porque n√£o tem mais crise nos munic√≠pios‚ÄĚ, disparou.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Frederico Neves, defende o adiamento do pleito, medida que √© apoiada tamb√©m pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Lu√≠s Roberto Barroso. ‚ÄúEsta pandemia da covid-19 p√Ķe a nu uma realidade inelimin√°vel, qual seja: a sa√ļde e a vida das pessoas devem se sobrepor a qualquer outro interesse. Por isso, apesar de indesej√°vel, a mudan√ßa do calend√°rio eleitoral mostra-se inevit√°vel, para permitir que se ofere√ßa ao eleitor toda a seguran√ßa para o exerc√≠cio do voto‚ÄĚ, ponderou Neves.

</