top of page

❤️ Polícia Federal explica e adverte população sobre o “golpe do amor”

💔 GOLPES AMOROSOS


Os sites e aplicativos de relacionamento estão cada vez mais populares entre o público. Esse crescimento também é um campo fértil para pessoas mal-intencionadas aplicarem golpes. Esses criminosos são conhecidos como scammers (golpistas) – pessoas que criam perfis em redes sociais com o objetivo de seduzir outros usuários e aplicar golpes financeiros. Em fevereiro de 2022, a Netflix lançou o documentário "O golpista do Tinder". O documentário conta como um homem enganou várias mulheres depois de conhecê-las através de um aplicativo amoroso. O golpista se apresentava como sendo filho de um famoso milionário que fez fortuna com a venda de diamantes. As mulheres narram que, algum tempo depois de conhecê-las e iniciar um relacionamento, o falso milionário começava a pedir dinheiro.


💔 CARACTERÍSTICAS DOS GOLPISTAS AMOROSO:


Quando fala de sentimento de carinho e de amor, é difícil ter uma fórmula. O perfil desses criminosos que praticam esse tipo de golpe é de se mostrarem apaixonados de uma forma muito rápida e avassaladora para em seguida solicitar dinheiro. Esses golpistas costumam estar bem vestidos, falam bem e esbanjam riqueza. Na maioria dos casos, os criminosos estudam os perfis de suas vítimas e coletam informações pessoais, como sua atividade de trabalho, nível de renda, estilo de vida, situação amorosa. Essa coleta de informações é mais fácil devido à superexposição das pessoas em redes sociais e ao gerenciamento inadequado de informações pessoais no ambiente digital que possibilitam ao cibercriminoso criar um perfil bastante detalhado de um usuário e usar estes dados contra a pessoa.


💔 TIPOS DE GOLPES MAIS COMUNS:


1. SEXTORSÃO

É aquele no qual o criminoso entra em contato com a vítima afirmando ter nudes ou gravações de momentos íntimos e pede quantias de dinheiro em troca de não revelar as possíveis fotos ou filmagens que possui.


2. CATFISH

É quando uma pessoa se passa por outra com o propósito de enganar a vítima emocionalmente ou financeiramente.


3. GOLPE DO AMOR - MANIPULAÇÃO EMOCIONAL

É quando o criminoso após ganhar a confiança amorosa da vítima, abusa dos seus sentimentos para manipulá-las emocionalmente e depois aplicar golpes financeiros pedindo dinheiro sob diversos pretextos.


💔 DICAS DE SEGURANÇA:

1. Num início de relacionamento use primeiro a razão e depois a emoção - Usar a razão significa saber todas as informações necessárias da pessoa (onde mora, estuda, trabalha, estado civil, parentes) antes de se envolver afetivamente. Quando se tiver todas essas respostas, só então, é que se deve avaliar se vale a pena se envolver emocionalmente. Quando a emoção vem na frente da razão, o risco de ser enganado(a) é muito maior, porque via de regra quando alguém está apaixonado(a) as defesas contra golpista estão fragilizadas.


2. Se depois de alguns dias ou meses, a pessoa pedir dinheiro, sob qualquer pretexto (doênça na família, custos para liberar valores de uma herança, pagar taxas de liberação na alfândega de um presente), não envie, especialmente para alguém com quem não tem certeza de quem é.


3. Perfis falsos utilizam identidade de terceiros, copiando e reproduzindo fotos de pessoas atraentes e muito bonitas para chamar a atenção das vítimas. Por isso se faz necessário, pesquisar as imagens através do Google Images ou TinEye. No caso de redes sociais como Facebook, Twitter ou Instagram, você pode verificar se um perfil é falso com o dfndr lab. Basta copiar o endereço da URL do perfil do qual você desconfia e colar na análise de links do site. Dê preferência aos perfis verificados. O próprio Tinder realiza uma comprovação das fotos postadas no perfil para se certificar de que elas realmente representam a pessoa que as postou.


4. Nunca compartilhe com a pessoa que você está conhecendo informações que podem comprometer você, como fotos ou vídeos com conteúdos íntimos.


5. Se você decidir encontrar alguém que tenha conhecido online, avise algum parente do local e horário e marque sempre em um ponto onde exista grande circulação de pessoas.


6. Para seduzir e enganar suas vítimas os golpistas muitas das vezes, se passam por estrangeiros bem-sucedidos financeiramente, alegando, ainda, terem boas profissões, especialmente a military.


7. Fique atento aos erros de português. Golpistas de fora do Brasil usam programas de tradução e, por isso, as frases ficam sem sentido e com erros de concordância.


💔 ESTATÍSTICAS:

1. O Brasil é um dos países com o maior número de usuários cadastrados no Tinder.

2. Os aplicativos amorosos que mais sofrem com ataques de golpistas no Brasil são o Facebook, Instagram e Tinder.

3. Entre agosto de 2021 até fevereiro de 2022, uma empresa de cibersegurança (dfndr lab) já realizou o bloqueio de mais de 8,5 mil perfis falsos em redes sociais de namoro.

4. Os alvos mais comuns dos golpistas são perfis de pessoas de meia idade e recém-divorciados(as) ou viúvos(as), embora as vítimas possam ter qualquer idade”.

5. Um estudo publicado pelo aplicativo de Happn afirma que os brasileiros são os que mais mentem em aplicativos de paquera.



💔 CRIME E PENALIDADES

Os crimes cometidos por tais pessoas são: Estelionato previsto no Código Penal no artigo 171 com penas de 1 a 5 anos reclusão. Quando o estelionato é cometido por informações repassadas por terceiros ou pela vítima através das redes sociais e por aplicativo amoroso, a pena é aumentada de 4 a 8 anos de reclusão.


💔 COMO DENUNCIAR

1. Se você desconfiar das intenções de alguma pessoa se passando por outra, o primeiro passo é denunciar o perfil fraudulento na própria plataforma do aplicativo. Você deve entrar em contato por meio do envio de uma solicitação online, incluindo o motivo da denúncia, o nome do perfil falso, fotos, prints de conversas e qualquer outra prova que você tenha.

2. Faça um Boletim na Delegacia Virtual através do Site da Secretaria de Defesa Social (https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/) ou em caso de dúvidas, deve entrar em contato pelo telefone (81) 3184.3207




24 visualizações0 comentário

Kommentarer


bottom of page