ūüď• 'Existe consenso sobre o adiamento das elei√ß√Ķes‚Äô, diz presidente do TSE

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribuna Federal), Lu√≠s Roberto Barroso, avaliou nesta segunda-feira (8), durante a Live JR, que existe um consenso para que as elei√ß√Ķes municipais deste ano sejam adiadas por algumas semanas em fun√ß√£o da pandemia do novo coronav√≠rus.

"H√° um certo consenso medico de que o adiamento das elei√ß√Ķes por algumas semanas √© bom, mas todos concordam que √© poss√≠vel fazer neste ano, porque nos primeiros meses de 2021 o quadro epidemiol√≥gico vai estar muito semelhante", disse ele ap√≥s reuni√£o com os presidentes da C√Ęmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

De acordo com Barroso, que diz ter consultado m√©dicos e epidemiologistas, existe uma ‚Äúpreocupa√ß√£o democr√°tica‚ÄĚ para que o pleito ocorra ainda em 2020 e evite o prolongamento dos mandatos de prefeitos e vereadores.

‚Äú√Č razo√°vel esperar que o processo eleitoral possa se desenrolar entre meados e o final de novembro e as primeiras semanas de dezembro‚ÄĚ, disse Barroso aos jornalistas Cl√©bio Cavagnole, Cleisla Garcia e Eduardo Ribeiro.

Barroso destacou ainda a necessidade da aprova√ß√£o de uma PEC (Proposta de Emenda √† Constitui√ß√£o) para alterar a data das elei√ß√Ķes. Questionado, ele nega a possibilidade de prorrogar o segundo turno do pleito para janeiro de 2021. ‚ÄúTemos que resolver em dezembro‚ÄĚ, pontuou ele ao citar o dia 20 de dezembro como uma ‚Äúdata limite‚ÄĚ estabelecida pela Justi√ßa Eleitoral.

O presidente do TSE contou ainda que ser√° preparada uma cartilha para orientar os eleitores a respeito do processo de vota√ß√£o em meio √† pandemia. "N√£o se pode passar √°lcool em gel e colocar o dedo nas urnas, porque estraga o equipamento. Vamos ter que pensar em um mecanismo para que haja a higieniza√ß√£o [da urna] imediatamente ap√≥s a vota√ß√£o‚ÄĚ, afirma Barroso.

Segundo Barroso, o Tribunal Eleitoral vai pedir apoio de empresas pela conseguir luvas, m√°scaras e¬†√°lcool em gel para garantir a sa√ļde dos eleitores. "Vamos precisar que a iniciativa privada apoie a democracia brasileira e proteja nossos 1,8 milh√£o de mes√°rios. Queremos zelar pela sa√ļde deles e dos eleitores", garantiu o ministro.¬†

Entre as medidas discutidas para a realiza√ß√£o do pleito, Barroso cita o prolongamento do hor√°rio de abertura das urnas e descarta, neste momento, uma elei√ß√£o em dois dias devido ao aumento dos custos e seguran√ßa das urnas. "H√° muitas preocupa√ß√Ķes", avaliou.

Por R7

51 visualiza√ß√Ķes