ūüď• 'Existe consenso sobre o adiamento das elei√ß√Ķes‚Äô, diz presidente do TSE

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribuna Federal), Lu√≠s Roberto Barroso, avaliou nesta segunda-feira (8), durante a Live JR, que existe um consenso para que as elei√ß√Ķes municipais deste ano sejam adiadas por algumas semanas em fun√ß√£o da pandemia do novo coronav√≠rus.

"H√° um certo consenso medico de que o adiamento das elei√ß√Ķes por algumas semanas √© bom, mas todos concordam que √© poss√≠vel fazer neste ano, porque nos primeiros meses de 2021 o quadro epidemiol√≥gico vai estar muito semelhante", disse ele ap√≥s reuni√£o com os presidentes da C√Ęmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

De acordo com Barroso, que diz ter consultado m√©dicos e epidemiologistas, existe uma ‚Äúpreocupa√ß√£o democr√°tica‚ÄĚ para que o pleito ocorra ainda em 2020 e evite o prolongamento dos mandatos de prefeitos e vereadores.

‚Äú√Č razo√°vel esperar que o processo eleitoral possa se desenrolar entre meados e o final de novembro e as primeiras semanas de dezembro‚ÄĚ, disse Barroso aos jornalistas Cl√©bio Cavagnole, Cleisla Garcia e Eduardo Ribeiro.