ūüõĎ O QUE √Č A ESCARLATINA E PRINCIPAIS SINTOMAS

A escarlatina é uma doença contagiosa comum em crianças entre os 5 e 15 anos de idade que se manifesta através de dor de garganta, febre alta, bolinhas na língua com aspecto de framboesa e manchas vermelhas com coceira na pele.

Essa doença é causada pela bactéria Streptococcus beta-hemolítico do grupo A e normalmente é uma complicação de uma faringite ou de uma amigdalite bacteriana em que os primeiros sintomas surgem entre 2 e 5 dias após o aparecimento dos sinais de infecção e inflamação da garganta. A Escarlatina embora contagiosa, pode ser facilmente tratada com antibióticos como penicilina ou eritromicina, que são tomados durante 7 a 10 dias.

‚≠ē PRINCIPAIS SINTOMAS

O sintoma mais característico da escarlatina é o aparecimento de manchas ou bolinhas vermelhas na pele que aparecem no pescoço e no tronco e que, com a progressão da doença, passam a aparecer também no rosto, braços e pernas. Outros sintomas da escarlatina são:

✅ Dor e infecção na garganta;

‚úÖ Coceira na pele;

‚úÖ Rosto e boca avermelhados;

✅ Língua esbranquiçada;

‚úÖ N√°useas e v√īmitos;

‚úÖ Mal estar geral.

Normalmente os sintomas da escarlatina desaparecem 24h após o início do tratamento e após mais ou menos uma semana as manchas vermelhas desaparecem. Veja quais são outros sintomas da escarlatina.

‚≠ē COMO SE PEGA ESCARLATINA

A transmissão da escarlatina acontece pelo ar através da inalação de gotículas originadas da tosse ou espirro de uma pessoa infectada.

A escarlatina, embora seja mais comum em crianças, também pode afetar adultos, podendo acontecer até 3 vezes na vida, pois existem 3 formas diferentes da bactéria que causam esta doença. As épocas onde as crianças são mais afetadas são na primavera e no verão.

Ambientes fechados também favorecem a propagação da doença, como, por exemplo, creches, escolas, cinemas e shoppings. No entanto, apesar de uma pessoa poder entrar em contato com a bactéria causadora da doença, isso não quer dizer que ela a desenvolva, pois isso vai depender do seu sistema imune. Assim, se um dos irmãos desenvolve a escarlatina o outro pode apenas sofrer de amigdalite.

‚≠ē COMO √Č FEITO O TRATAMENTO

O tratamento da Escarlatina √© feito com antibi√≥ticos como a Penicilina, Azitromicina ou Amoxicilina, que conseguem eliminar a bact√©ria do organismo. Por√©m, em caso de alergia √† Penicilina, o tratamento geralmente √© feito usando o antibi√≥tico Eritromicina para garantir que n√£o surjam rea√ß√Ķes al√©rgicas.

Geralmente, o tratamento durante entre 7 a 10 dias, porém após a 2ª dose do remédio é esperado que os sintomas aliviem ou desapareçam.

157 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio