top of page

HPV CAUSAS E TRATAMENTOS

🔵 O QUE É HPV?


HPV é uma sigla inglesa que significa Vírus de Papiloma Humano. É um topo de vírus capaz de infectar a pele e as mucosas que revestem certas partes do corpo humano, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis.


É possível também o aparecimento de prurido, queimação, dor e sangramento, e tem capacidade de se espalhar rapidamente, podendo se estender ao clitóris, ao monte de Vénus/Púbico e aos canais perineal e anal.

Nos homens, a maioria das lesões se encontra no prepúcio, na glande e no escroto. As verrugas apresentam um aspecto de uma couve-flor.


O HPV pode ser controlado, mas ainda não há cura contra o vírus. Quando não é tratado, torna-se a principal causa de câncer do colo do útero e da garganta. Sendo 99% das mulheres com câncer de colo do útero tendo sido infectadas pelo vírus de HPV.


✅ QUAIS SÃO OS TIPOS DE HPV?


Ao todo, existem mais de 150 tipos de HPV, sendo que eles podem ser classificados de acordo com a área em que eles afectam.

Dos 150 tipos de HPV, cerca de 40 infectam o trato genital de homens e mulheres, afectando pénis e vagina.


São 12 os tipos de HPV considerados de alto risco, capazes de provocar câncer, e são denominados HPV tipo 16, 18, 31, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58m e 59. E os tipos 16 e 18 são apontados como responsáveis por 70% dos cânceres d colo de útero detectados em todo mundo.


✅ CAUSAS DE HPV


A principal via de transmissão de HPV é pela via sexual, pode ser poe via do sexo vaginal, oral ou anal. E para ocorrer o contagio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas, mas quando a verruga é visível, o risco de contágio é muito maior.


✅ DIAGNÓSTICO


O HPV pode ser diagnosticado através do exame ginecológico e de exames laboratoriais, como Papanicolau, Colposcopia, Peniscopia e Anuscopia.


✅ TRATAMENTOS E CUIDADOS


Não existe um tratamento específico para eliminar o vírus, mas é possível tratar os problemas por ele causados: lesões clínicas (verrugas).

Dos 40% dos tipos existentes de HPV tidos como de alto risco, podem afectar as áreas genitais de ambos os sexos, provocando lesões como as verrugas genitais e as alterações pré-cancerígenas no colo do útero.

A forma de tratamento deverá ser escolhida levando-se em conta a idade da paciente, o tipo de HPV, a extensão e a localização das lesões.


✅ PREVENÇÃO


Para evitar a contaminação pelo HPV recomendam-se os seguintes cuidados:

• Uso de camisinha masculina, para todos os tipos de relações sexuais (oral, anal, genital);

• Uso de camisinha feminina;

• Vacina quadrivalente (previne contra o HPV 6,11,16 e 18) ou bivalente (previne contra o HPV 16 e 18);

• Rotina do exame preventivo (Papanicolau);

• Evitar fumar, beber em excesso e usar drogas, pois essas actividades debilitam o sistema de defesa do organismo, tornando a pessoa mais susceptível ao HPV.

3 visualizações0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page