EXECUTIVA ESTADUAL DO PCdoB DECIDE APOIAR CANDIDATURA DE NADEGI QUEIROZ EM CAMARAGIBE

Conforme noticiamos na semana passada, a nossa redação política recebeu a nota da Executiva Estadual do Partido Comunista do Brasil em Pernambuco, onde confirmar a decisão de apoiar a reeleição da Drª Nadegi Queiroz (Republicanos). Em nota a comissão informou que a decisão se deu em virtude dos últimos acontecimentos políticos na cidade o que levou a recuar na candidatura própria que tinha como postulante o Professor Ilo Jorge.

A redação entrou em contato com o professor Ilo Jorge, onde ele comunicou que só vai se pronunciar após se reunir com seu grupo.

CONFIRA NA INTEGRA A NOTA DA COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL DO PARTIDO PCdoB

O PCdoB E A SITUAÇÃO POLÍTICA DE CAMARAGIBE.

O PCdoB tem participação histórica ativa na vida política, social e cultural deste importante município de nosso Estado, desde antes de se tornar município, nos primórdios de sua fundação através da luta operária, e mais recentemente, com as gestões do Ex-Prefeito e camarada João Lemos, na Prefeitura Municipal, de 2005 a 2012, quando contribuiu para o progresso e desenvolvimento municipal, lutando pela melhora da vida da maioria do nosso povo, obtendo expressivos resultados que marcaram a vida da cidade até hoje.

Camaragibe tem tradição democrática, de um povo lutador pelos seus direitos. As forças progressistas, democráticas e populares têm presença marcante em sua história, haja vista as gestões municipais dirigidas pelo PSB, PT e PCdoB, desde a sua fundação.

Desde o início de 2019, o PCdoB se movimenta politicamente para apresentar uma candidatura a Prefeito que galvanize essa tradição e una os setores democráticos e progressistas do município, como é explícito na nossa tática de defesa de uma Frente Ampla para salvar o Brasil, nosso povo, a Democracia e contra as ameaças de Bolsonaro à integridade nacional e à saúde da população. Essa tática visa isolar o bolsonarismo e derrotá-lo nas eleições municipais deste ano de 2020. Camaragibe tem uma contribuição muito importante a dar a essa luta.

Mais recentemente, do final de 2019 para cá, com a filiação ao Partido do companheiro Prof. Ilo Jorge, militante de larga tradição na luta democrática e popular de Pernambuco e Camaragibe, demos mais um passo no intuito de apresentar à cidade uma candidatura a Prefeito. Tal iniciativa ajudou na luta para formar a chapa própria de vereadores - objetivo estratégico da tática eleitoral do Partido - e nos colocou no debate municipal, reunindo pessoas progressistas, ativando a vida partidária e estabelecendo relacionamentos políticos com as forças vivas do município.

No entanto, a evolução mais recente do quadro político local, com o afastamento definitivo do ex-prefeito Meira e o movimento de alianças do PSB e PT em torno da Prefeita Dra. Nadegi Queiroz, médica de tradição progressista na vida do munícipio, coloca para o Partido a necessidade de pesar a pertinência da candidatura própria, sem alianças consistentes, diante do alinhamento dos principais Partidos da Frente Popular de Pernambuco com a Prefeita Nadegi Queiroz.

Assim, diante de tal realidade, em especial da necessidade de conjugar esforços pela Frente Ampla, a Executiva Estadual do PCdoB, de comum acordo com o Comitê Municipal do Partido em Camaragibe, indica a aliança com a Frente Popular de Pernambuco em torno da Prefeita Nadegi Queiroz e conclama toda nossa militância a desenvolver esforços pela vitória das forças progressistas de Camaragibe, em particular da vitória eleitoral do PCdoB com a eleição de uma bancada de vereadores/as da nossa chapa própria.

Recife, 29 de junho de 2020.

A Comissão Executiva Estadual do PCdoB-PE.