top of page

DOCUMENTÁRIO DESTACA DONA DÓRA DO BOI RUBRO NEGRO E SUA IMPORTÂNCIA PARA CULTURA CAMARAGIBENSE

Dona Dóra. A mística do boi com direção de Adalberto Oliveira está disponível na plataforma do Itaú Cultural Play @itaucultural , com exibição gratuita. O documentário foi realizado no ano de 2021, durante a 3ª Periférica Mostra de Cinema de Camaragibe, que em sua terceira edição passou a ser internacional. A Periférica busca apresentar para toda a comunidade importantes personagens da cidade de Camaragibe que durante anos contribuíram para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura em nosso município.

Em 1965 Doralice Barreto, mais conhecida como Dona Dóra fundou o Boi Rubro Negro em Camaragibe, bloco carnavalesco que anima os foliões e foliãs e que com seu forte batuque e energia nos fazem subir e descer ladeiras e ruas de Camaragibe, mas não se trata apenas de um festejo de momo, é uma partilha sagrada.


Dona Dóra. A mistica do boi faz parte de uma programação com 8 produções pernambucanas que foram exibidas na 25ª edição do CINE PE Festival do Audiovisual.

O documentário foi exibido em festivais do Brasil e Cuba (40º Festival del Caribe 2021) e ganhou o prêmio de melhor figurino no 15º Curta Taquary.


É com muita satisfação que compartilhamos com todas, todos e todes, tal qual a partilha do boi que nos alimenta e nos enche de alegrias. Viva Dona Dóra. Viva ao Boi Rubro Negro @boi_rubro_negro ! Dona Dóra. A mistica do boi teve o incentivo da LAB 2021, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Gov. Federal


Para assistir

www.itauculturalplay.com.br

Dona Dóra. A mística do boi

Direção: Adalberto Oliveira @aofilmes

Realização: Periférica Mostra de Cinema de Camaragibe, Pós - Traumático Coletivo

Produção: Ângelo Fábio @angeloartfabio, André Soares @andregustavosoares e Tacamacaca Produções @tacamacaca

Fotografia: Josivan Rodrigues

Pesquisa: Cássio Raniere @eoquecassio

Ilustração: Amanda Moraes @amandamoraes

Parceria: Cattleya Produções @cattleya.art.br

Coordenação Técnica e TI: Francisco Fabiano

Acesse: www.itauculturalplay.com.br



57 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page