top of page

CATARATA CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

A catarata manifesta-se quando o cristalino (O cristalino é uma lente, transparente, biconvexa e gelatinosa, que fica localizada logo atrás da íris (parte colorida dos olhos) e da pupila) – lente natural dos olhos, desenvolve uma opacidade parcial ou total, ocasionando a dificuldade para enxergar de perto ou de longe. O seu desenvolvimento é lento e progressivo, atingido apenas um olho de cada vez. A pessoa com catarata, enxerga com dificuldade, pois a visão se torna embaçada, não permitindo que a pessoa realize nem mesmo as tarefas diárias, como ler, desviar das coisas em casa.


🔷 CAUSAS:

O cristalino é composto basicamente por água e proteínas. As proteínas do cristalino têm características próprias e são responsáveis pela sua clareza e transparência. Com o envelhecimento dos olhos, a estrutura dessas proteínas se altera, o que provoca uma perda gradual da transparência do cristalino.

A catarata que surge na população idosa é chamada catarata senil, sendo esta a forma mais comum.

Além da catarata senil, existem outras causas para a perda da transparência do cristalino, entre elas:

– Catarata congênita: é uma forma de catarata que está presente ao nascimento ou que se desenvolve durante o primeiro ano de vida. A catarata congênita pode ter várias causas, entre as mais comuns estão as doenças de origem genética e as infecção durante a gravidez, tais como toxoplasmose, rubéola, sífilis, citomegalovírus e herpes.

– Catarata traumática: é uma forma de catarata de surge após um trauma do olho. Ao contrário das outras formas, catarata traumática costuma ser unilateral. Alguns tipos de cirurgia dos olhos também podem causar esse tipo de catarata.

– Catarata por radiação: é o tipo de catarata que surge após exposição à radiação ionizante, como, por exemplo, no caso dos pacientes que são submetidos a radioterapia em regiões próximas aos olhos.

– Catarata secundária a drogas: vários fármacos, se usados de forma contínua por vários anos, podem facilitar o surgimento da catarata.


🔷 SINTOMAS:

Os sintomas mais frequentes da catarata são: diminuição da acuidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores e mudança frequente da refração.

Nem todas as cataratas prejudicam a visão ou afetam a vida diária. Para aquelas que causam prejuízos, os sintomas comuns incluem:

· Visão nublada, confusa ou nebulosa

· Visão com brilho de lâmpadas ou do sol

· Dificuldade de dirigir à noite devido ao brilho dos faróis

· Mudanças frequentes na prescrição de óculos

· Visão dupla

· Melhoria da visão de perto que, em seguida, fica pior

· Dificuldade em fazer as atividades diárias por causa de problemas de visão.


TRATAMENTO

O único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia – simples, rápida e feita sob anestesia local – é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recupera a função perdida. Essa lente pode ser de vários tipos e corrigir vários problemas de visão. É possível implantar lentes especiais que permitem eliminar os óculos para longe e, em alguns casos, os óculos para perto. O cristalino pode ser retirado inteiro ou por uma técnica chamada Facoemulsificação (um aparelho tritura e aspira o cristalino). Essa técnica oferece a vantagem de exigir corte menor e, em geral, sem suturas.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ADESÃO DE CAMARAGIBE AO GRANDE RECIFE TRANSPORTES

A ampliação está dividida em duas etapas. Na primeira, iniciando na segunda-feira (10), haverá modificação de linhas existentes para atender às localidades de Santa Tereza, Clara Lopes, Casinhas e PII

Comentarios


bottom of page