top of page

CAMARAGIBE 41 ANOS

ūüĆÖ Bom Dia Camaragibe!


Neste s√°bado (13 de maio), o munic√≠pio de Camaragibe comemora 41 anos de emancipa√ß√£o pol√≠tica e administrativa deixando a condi√ß√£o de 2¬ļ distrito de S√£o Louren√ßo da Mata.

A cidade surgiu com os antigos engenhos, como o Engenho Camaragibe. A √°rea onde hoje est√° localizada a cidade era povoada por √≠ndios, at√© a chegada dos portugueses com Duarte Coelho Pereira, em meados do s√©culo XVI. As terras eram utilizadas para explora√ß√£o do pau-brasil e, posteriormente, a produ√ß√£o de cana-de-a√ß√ļcar.

Entre 1891 a 1895, o engenheiro Carlos Alberto de Menezes criou uma vila operária, que hoje é o bairro Vila da Fábrica, nas terras do município de São Lourenço da Mata. O aglomerado que contou com cinquenta moradias situava-se perto da fábrica de tecido e da estação ferroviária que controlava o tráfego para Limoeiro.


Em 13 de maio de 1982, Camaragibe foi elevado √† categoria de munic√≠pio, desmembrando-se de S√£o Louren√ßo da Mata, segundo a Lei n¬ļ 8.951, publicada no Di√°rio Oficial do Estado de Pernambuco.

A palavra ‚ÄúCamaragibe‚ÄĚ vem do voc√°bulo ind√≠gena ‚ÄúCamar√°-Gype‚ÄĚ (Rio Camar√°), em refer√™ncia √† ‚Äúlantana-camar√°‚ÄĚ, planta abundante na regi√£o, mais conhecida como ‚ÄúChumbinho‚ÄĚ, o top√īnimo significa ‚Äúrio dos camar√°s‚ÄĚ.


Hoje, é um município brasileiro do Estado de Pernambuco pertencente à Região Metropolitana do Recife. Considerada a sexta cidade mais populosa da região (atrás de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Cabo de Santo Agostinho) e a sétima de Pernambuco.

#camaragibeagora

53 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio
bottom of page