BRONQUIOLITE VIRAL AGUDA
top of page

BRONQUIOLITE VIRAL AGUDA

🦠🦠 BRONQUIOLITE VIRAL AGUDA


Por Dra Marina Scopel CRM 38.675 Pediatra / Intensivista Pediátrica



Bronquiolite viral aguda é uma inflamação dos brônquios e bronquíolos que são os canais que conduzem o ar para os pulmões. É mais comum em bebês abaixo de 2 anos e mais frequente nos menores de 1 ano.

A bronquiolite é causada pelos vírus respiratórios, como o vírus sincicial respiratório (VSR), metapneumovírus, rinovírus, adenovírus, parainfluenza e influenza, sendo o mais frequente o VSR.

 

Quando os vírus acometem apenas as vias aéreas superiores (nariz e garganta) os sintomas são de resfriado: coriza, espirros, nariz entupido, garganta inflamada, febre e tosse leve.

Mas esses vírus podem descem para as vias aéreas inferiores, inflamando e fechando brônquios e bronquíolos e causando os sintomas da bronquiolite: chiado no peito, tosse e dificuldade para respirar, em graus variados – desde casos bem leves até casos graves, com necessidade de internação em unidade de terapia intensiva.

 

O tratamento da bronquiolite é de suporte pois não existe um remédio eficaz para combater o vírus. Deve-se manter a criança bem hidratada, alimentá-la com mais cuidado para evitar engasgos, fluidificar as secreções respiratórias através de inalações com soro fisiológico, além de lavar bem o nariz com soro fisiológico.

Nos casos mais graves (respiração muito acelerada, criança muito abatida ou com dificuldade de mamar devido a respiração rápida) a criança precisa ser internada para receber oxigênio e, às vezes, suporte ventilatório através de aparelhos.

 

O quadro dura em torno de 1 semana, mas crianças com fatores de risco como doença pulmonares ou cardíaca ou prematuros podem apresentar uma evolução mais lenta.

 

Esses vírus são muito contagiosos e a transmissão ocorre principalmente por contato direto com secreções respiratórias que estão presentes nas mãos e objetos contaminados. Por este motivo a lavagem das mãos é fundamental e sempre que possível, deve-se evitar o contato dos bebês com crianças maiores e adultos resfriados.


Muita atenção se você tiver um recém nascido em casa, as visitas devem ser diminuídas e evitar contato com crianças e adultos doentes.




8 visualizações0 comentário
bottom of page