Alopecia: O que é, Quais são os sinais, Como é tratada ?


Alopecia é um termo genérico que representa um número expressivo de tipos de queda de cabelo, que abrange desde um afinamento até a completa calvície (em casos extremos) tanto nos pelos do corpo / face e cabelo. O termo alopecia normalmente é usado como uma abreviação de alopecia areata, uma doença autoimune a qual o sistema imunológico do corpo ataca os folículos do cabelo. É uma das mais comuns formas de alopecia embora existam vários tipos, cada uma com diferentes características efeitos. Alterações no cabelo, incluindo afinamento ou queda pode também significar uma condição médica que precisa ter uma certa atenção. É importante falar com um médico ou um tricologista se for notado diferenças na densidade ou condição geral do cabelo.


Como Diferenciar A Alopecia De Outras Formas De Perda De Cabelo?


Enquanto o corpo humano naturalmente desprende alguns fios de cabelo (por volta de 100 por dia) que depois é reposto, a alopecia é considerada uma questão de saúde. É diferente do tipo mais comum da perda de cabelo, a calvície de masculina/feminina, uma condição chamada alopecia androgenética.

Em homens, a alopecia androgenética assume uma forma de uma linha de cabelo recuada com afinamento na coroa e nas têmporas. A alopecia areata não forma esta linha como a androgenética, ela provoca manchas de calvície.

Essas manchas têm normalmente o tamanho de uma moeda grande, aparece no couro cabeludo com diferentes frequências e pode afetar qualquer pessoa de independentemente da idade. Já a calvície é mais comum entre homens mais velhos

Em alguns casos de alopecia areata, o cabelo vai crescer novamente de maneira natural de acordo com o tempo. Aqueles afetados pela calvície masculina e feminina não serão capazes de regenerar o seu cabelo naturalmente