top of page

11 BENEFÍCIOS DO ABACAXI PARA A SAÚDE


Os benefícios do abacaxi para a saúde são muitos, afinal, é uma fruta rica em fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos, dentre eles, a bromelina, responsável pelas suas propriedades digestivas.

O abacaxi (Ananas comosus) é um símbolo das regiões tropicais e subtropicais, muito apreciado em todo o mundo, tanto in natura quanto no preparo de inúmeras receitas, doces e salgadas.

Por causa disso e por ter uma “coroa”, o abacaxi recebeu o título de “Rei dos Frutos Coloniais”.


Mas o que mais se destaca no abacaxi é a bromelina, considerada uma enzima digestiva natural, pela sua capacidade em auxiliar a digestão de proteínas.

A sua rica composição nutricional, oferece os diversos benefícios do abacaxi para a saúde, tais como:


1- Auxilia a digestão: a bromelina é um composto com ação proteolítica, ou seja, tem a capacidade de quebrar as moléculas de proteínas, favorecendo e acelerando a digestão pesada e/ou quem tem problemas digestivos.


2- Efeito expectorante: pela capacidade em quebrar proteínas, a bromelina parece auxiliar na dissolução de muco, dissolvendo o muco ou catarro dos pulmões, aliviando tosses e demais infecções do aparelho respiratório.


3- Controla a glicemia: as fibras solúveis retardam a absorção dos carboidratos, contribuindo para o controle da glicemia. E os antioxidantes também podem ajudar, já que alguns estudos os associam a um risco 30% menor de desenvolver resistência à insulina e diabetes tipo 2, além de auxiliar o tratamento dessas doenças.


4- Regula a microbiota intestinal: as fibras, por não serem digeridas pelo organismo, são fermentadas por bactérias desejáveis no intestino, o que regula a microbiota intestinal. A microbiota tem um papel importantíssimo para o organismo e hoje é considerada um órgão do corpo humano, pelo seu papel na imunidade, no controle do colesterol e até na saúde mental, como diversos estudos recentes têm mostrado.

5- Regula o trânsito intestinal: as fibras insolúveis do abacaxi, encontradas em maior parte na sua casca, também comestível, passam intactas pelo trato gastrointestinal, por isso são conhecidas por melhorar o trânsito intestinal. Enquanto as fibras solúveis ajudam a formar o bolo fecal. Juntas, e com a devida ingestão de água (0,35 a 0,50ml/kg de peso por dia), combatem a constipação intestinal. Além das fibras, a bromelina também regula o trânsito intestinal, por auxiliar na digestão completa dos alimentos.


6- Controla o colesterol e dislipidemias: as fibras dificultam a absorção das gorduras e da glicose, auxiliando no controle do colesterol e dos triglicerídeos.

7- Previne e auxilia o tratamento de doenças cardiovasculares: a bromelina age como um anticoagulante natural, auxiliando a remoção de placas nas artérias, por isso pode prevenir doenças cardiovasculares, como aterosclerose, tromboses e varizes.


8- Mantém o bom funcionamento do sistema imune: além da ação anti-inflamatória da bromelina, as fibras, os demais antioxidantes, e a vitamina C têm papel fundamental para o bom funcionamento do sistema imune, garantindo a saúde das células de defesa e dos tecidos. Além disso, as fibras, fermentadas pelas bactérias também auxiliam, ao se multiplicarem na fermentação, protegendo o organismo de bactérias patogênicas.


9- Melhora a saúde da pele: pelo mesmo mecanismo com que os compostos antioxidantes garantem a saúde das células e dos tecidos, melhoram a aparência e saúde da pele, que também é um órgão. Basta começar a comer mais frutas e a aparência da pele fica outra.


10- Regula a pressão arterial: o abacaxi é um alimento fonte de potássio e baixo em sódio, por isso ajuda a regular a pressão arterial.


11- Previne e auxilia o tratamento da artrite reumatoide: a ação anti-inflamatória da bromelina ajuda a reduzir a inflamação articular na artrite reumatoide e outras patologias semelhantes, como osteoartrite, dor ciática, bursite, tendinite e esclerodermia.

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page