Equipe CA

22 de jul de 2022

DIABETES: TODO CUIDADO COMEÇA NA PREVENÇÃO

Os números no Brasil são preocupantes: 17 milhões de adultos, com idade entre 20 e 79 anos, estão diabéticos. É o quarto país com maior número de diabéticos do mundo.

Diabetes é uma síndrome caracterizada pela elevação crônica do açúcar no sangue, causada pela deficiência da secreção e/ou da ação da insulina – hormônio produzido pelo pâncreas.

O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias.

Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.

Qualquer pessoa com diabetes (tipo I ou II) corre o risco de desenvolver doença renal. A nefropatia diabética se manifesta após vários anos do início do diabetes, sem apresentar sintomas precoces. O processo de dano renal é irreversível e pode progredir até a doença renal crônica dialítica, caso não haja controle clínico adequado.

O diabetes pode ser detectado por meio de exames simples de sangue e de urina, assim como o diagnóstico inicial da doença renal.

Previna-se! Mantenha uma alimentação saudável, pratique exercícios, realize periodicamente o exame de glicemia, tome corretamente a medicação prescrita pelo médico.

Fontes: Sociedade Brasileira de Diabetes, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, SBN e Ministério da Saúde

    80